Raquel Piffer

Joinville - SC

"Pintar para mim é uma extensão de pensamento, de sentido. É materializar o abstrato da emoção, é dar cores e movimentos à leveza do que se vive. São nesses momentos fugazes de abstração tinjo de personalidade aquilo que crio.  

Sou natural de Joinville-SC e resido atualmente, em Araranguá-SC, uma cidade linda com uma praia deslumbrante. Iniciei nas artes no ano de  1999 em um curso básico de óleo em tela até que apaixonei-me pelos abstratos em acrílica.  

Gosto de trabalhar com materiais simples, como espátulas feitas a partir de cartões, ou de papel panamá, trouxas de cipó e de palha, stencil, carimbos, palitos, garfos, spray, texturas, colagens de materiais, carvão e cores vibrantes.

No meu processo eu uso camadas e camadas de cor e textura para criar e unificar elementos. São camadas de adição e subtração através das raspagens de tintas imprimindo assim, a passagem do tempo, o desgaste.

Para o fundo, geralmente, utilizo camadas grossas de tinta branca, faço riscos aleatórios marcados pela tinta fluida e o carvão. Nas camadas posteriores trabalho com traços marcantes, expressivos, riscados que revelam o colapso. As influências urbanas me atraem; como paredes desgastadas, calçadas, superfícies marcadas, tudo que traz a ideia da passagem do tempo.

Faço parte da Associação Catarinense de Artistas Plásticos – ACAP em Florianópolis e também estou no time de artistas da Andreus Galeria em São Paulo."